Coisas fundamentais para quem quer começar a tatuar:

Desenhar

A primeira coisa, fundamental para ser um bom tatuador é saber desenhar. E desenho é observação e prática. É preciso ser perseverante e treinar, estudar, todos os dias.

Seja organizado e separe uma hora por dia para praticar desenho. Faça uma pasta e guarde seus desenhos, sempre com data.

Ver seus desenhos evoluírem vai lhe proporcionar mais entusiasmo em desenhar.

Ética e Responsabilidade

Para ser um tatuador não basta sair por aí rabiscando os outros. É preciso ter responsabilidade. Manter a higiene e entender de biossegurançam para garantir a saúde dos clientes e saber o que fazer e principalmente o que NÂO fazer. Dinheiro é conseqüência de um trabalho bem feito e não algo pelo qual se faz qualquer coisa.

Bons Materiais

Utilizar materiais de qualidade facilita tudo, principalmente para quem está iniciando. Uma maquina mal regulada ou que perde a regulagem durante a tatuagem (acontece muito com a chinesas baratinhas) pode ser um terror para quem está iniciando. Tintas de difícil aplicação, também podem tornar muito difícil a vida do aprendiz.

Bicos e agulhas descartáveis facilitam a sua vida e garantem a higiene.

Investir desde o início em materiais de qualidade pode facilitar muito o aprendizado. Uma boa máquina, com regulagem de fábrica, pigmentos de qualidade, bicos apropriados, tudo isso garante um certo conforto para que o aprendiz possa se concentrar apenas no mais importante: a tatuagem.

Não esqueça que atualmente existe uma lei que obriga o uso de materiais registrados. Esta lei existe para garantir a segurança do tatuador e do tatuado. Todo o material registrado foi previamente testado e portanto está dentro dos padrões para utilização em seres humanos. Os materiais de tatuagem são considerados correlatos de produtos médicos, e os pigmentos têm a mesma classificação dos implantes médicos. Usar materais registrado é respeitar o cliente. E caso algo de errado aconteça, o fabricante ou importador é quem responde por isso. Usar materiais sem registro dá muita de até R$ 1800,oo reais além da apreensão do material.

____________________________________________________________________________

Começando
Primeiramente tente encontrar alguém que lhe ensine. Alguns estúdios aceitam aprendizes, que trabalharão para o estúdio como auxiliares pagar pagar o aprendizado.

Existem hoje em dia também cursos. Uns bons, outros ruins. Preste bem atenção ao que lhe será oferecido. Um curso de um ou dois dias não lhe ensinará absolutamente nada.

O ideal é que o instrutor lhe dê aulas teóricas e praticas, começando por um período de treinamente para que a sua mão se acostume com a maquina.

Se quiser treinar o uso da máquina em casa, compre várias folhas de EVA, e comece com linhas paralelas, primeiro retas e depois arredondadas. Não se preocupe, de ínicio em fazer traços perfeitos. Este tipo de exercício tem a finalidade de acostumar as suas mãos ao manuseio da maquina. Treine 1 hora por dia, parando a casa 30 minutos e alongando para evitar lesões.

Aos poucos vá aumentando o grau de dificuldade. Faça desenhos com linhas finas, desenhos bold line, desenhos com hachuras e por último tente pintura chapado e degradê.

O EVA é muito difícil de trabalhar, portanto quem consegue fazer bons trabalhos no EVA terá muita facilidade na pele.

Máquinas

As máquinas podem ser:

  • Rotativas ou Magnéticas

Magnéticas – Normalmente tem duas bobinas, uma mola e um batedor, que funciona como suporte para a haste das agulhas. São as maquinas mais antigas e tradicionais em tatuagem.

Rotativas – São maquinas movidas por um motor. Fazem menos barulho, porém não tem a mesma potência das maquinas magnéticas.

As máquinas magnéticas podem ainda ser:

  • Liner ou de traço
  • Shader ou de pintura
  • Híbridas – que servem tanto para pintar como para traçar.

Não compre a sua máquina pelo preço, peça indicações aos tatuadores que você  conhece. Pesquise.

…Ainda em construção – Aguarde os próximos capítulos desta página… Caso precise de alguma informação específica, tenha alguma dúvida ou ache que seria legal acrescentar alguma coisa, envie-nos um comentário…

 


 

 

Mesmo que nós publicássemos tudo o que você precisa saber para tatuar, ainda assim não conseguiríamos lhe dar o mais importante: prática